Propostas serão levadas para Conferência Nacional a partir da próxima sexta-feira
Bancários do Itaú se reuniram nesta terça-feira, 14, em videoconferência para o Encontro Nacional. Os debates contaram com a participação de 90 bancários e 11 delegados da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Entre as propostas encaminhadas pela FEEB estão a Campanha Nacional Unificada, a renovação da CCT dos Bancários por dois anos, a prorrogação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e de todos os acordos coletivos de trabalho até o final da Pandemia COVID 19, e a defesa do Emprego e da Democracia.
“O objetivo é criar mecanismos que garantam emprego na pandemia e pós-pandemia e se antecipar a uma grande reestruturação anunciada pelos Bancos”, explica Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.
O encontro aprovou a proposta para debate na 22ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada nos próximos dias 17 e 18 de julho. Entre os pontos aprovados estão a Garantia do Emprego por meio da abertura de todas as agências fechadas durante a pandemia, a Regulamentação do Teletrabalho de acordo com as normas de saúde e segurança, e a Remuneração para o Agente de Negócios com previsão de gratificação de 50% do salário devido à sobrecarga de trabalho.
“A saúde do trabalhador do ramo financeiro é cada vez mais precarizada em decorrência da incessante busca do aumento de produtividade, ou de outra forma de lucro, que resultam em estresse, depressão, etc. Entre nossas defesas estão a implantação de programas de prevenção, de reabilitação ocupacional e de orientação à saúde para que os trabalhadores tenham condições de vida mais saudáveis”, pontua Breda.