conf2018

Campanha Nacional: bancários querem renovação da CCT

Reunidos na Conferência Interestadual dos Bancários de SP e MS, realizada ontem (17), em Itanhaém, litoral Sul de São Paulo, 174 delegados aprovaram as propostas para a Campanha Nacional deste ano, referentes aos temas remuneração, emprego, saúde e condições de trabalho e liberdade sindical. A Interestadual aprovou também as prioridades da Campanha: renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), reposição da inflação registrada entre os meses de setembro de 2017 e agosto deste ano, aumento real, e melhores condições de trabalho com mais contratação. A Conferência aprovou ainda a criação do Protocolo de Venda Responsável com Condições de Trabalho, que tem como objetivo principal o fim das metas abusivas.

As propostas aprovadas pela Conferência Interestadual foram debatidas em três encontros regionais (Erban), realizados pela Federação dos Bancários de SP e MS entre os dias 24 e 26 de abril em Caraguatatuba, que reuniram dirigentes dos 23 sindicatos filiados. A etapa seguinte será a apresentação e defesa das propostas aprovadas na Interestadual durante a 20ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre os dias 8 e 10 de junho em São Paulo. As resoluções da Nacional, que irão compor a pauta de reivindicações da categoria, serão encaminhadas à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos); posteriormente, abre-se o processo de negociação para renovação da CCT.

Reforma trabalhista

A Campanha deste ano será a primeira sob as regras da nova legislação trabalhista (Lei nº 13.467), em vigor desde o dia 11 de novembro do ano passado, que afetou 43 cláusulas (61%) da CCT em relação aos seguintes pontos: disposições gerais, emprego, igualdade de oportunidades, liberdade sindical, remuneração, saúde e condições de trabalho. E mais: na abertura do processo de negociação será necessário firmar um termo de compromisso com os bancos para garantir as atuais cláusulas da CCT até a renovação. Isso porque o também chamado acordo coletivo de trabalho perde validade no dia 31 de agosto deste ano. A data-base da categoria é em 1º de setembro.

O presidente Geofredo  os diretores Edilson,Dejair, Jeferson e Adriano representam o Sindicato dos Bancários de Marília e Região

Comments are closed.