Evento reuniu representantes de todo o país em São Paulo e consolidou as principais reivindicações que serão levadas às negociações da categoria bancária
Dirigentes sindicais de diversas regiões do país participaram, nos dias 18 e 19 de junho, do 52º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais da CONTEC, realizado em São Paulo. O evento reuniu representantes de federações e sindicatos de todo o Brasil para debater os desafios atuais da categoria bancária e construir a minuta de reivindicações que orientará a Campanha Salarial dos Bancários de 2026.

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) marcou presença com uma ampla delegação formada por dirigentes de seus sindicatos filiados, reforçando o compromisso da entidade com a construção coletiva das pautas nacionais e a defesa dos interesses dos trabalhadores do setor financeiro.



Durante os dois dias de atividades, os participantes acompanharam palestras e debates sobre temas estratégicos para o futuro da categoria, entre eles saúde mental, riscos psicossociais no ambiente de trabalho, os impactos da inteligência artificial nas relações laborais e os desafios atuais do Direito Previdenciário.
Além dos painéis temáticos, o encontro foi dedicado à discussão e aprovação das propostas que comporão a pauta de reivindicações da categoria. Entre os principais pontos definidos estão a reposição integral da inflação acrescida de 5% de ganho real, reajuste do piso salarial, além do fortalecimento de cláusulas relacionadas à saúde dos trabalhadores, prevenção dos riscos psicossociais, controle das metas de desempenho, condições de trabalho e proteção ao emprego diante do avanço das novas tecnologias.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Feeb SP/MS e secretário-geral da CONTEC, David Zaia, que representou o presidente da Confederação, Lourenço Prado, durante o encontro. Ao lado da diretoria da entidade, Zaia coordenou os debates e a construção das propostas que serão encaminhadas para negociação com os bancos.
“Construímos, ao longo destes dois dias, uma pauta que busca responder aos desafios atuais da categoria bancária. Além das reivindicações econômicas, avançamos em temas essenciais como saúde mental, riscos psicossociais, condições de trabalho e os impactos da inteligência artificial. O objetivo é garantir que a modernização do setor aconteça com responsabilidade, preservando direitos, valorizando os trabalhadores e fortalecendo a negociação coletiva”, destacou David Zaia.

O encontro também reforçou a unidade do movimento sindical bancário, reunindo lideranças de diferentes estados em torno de objetivos comuns para a próxima campanha salarial. A minuta aprovada será entregue à representação patronal no próximo dia 24, marcando o início das negociações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

A expressiva participação das delegações dos sindicatos filiados à Feeb SP/MS evidenciou o protagonismo da Federação nos debates nacionais e seu compromisso permanente com a defesa dos direitos, da valorização profissional e da qualidade de vida dos bancários.
Fonte: Feeb SP/MS

