Screenshot_1

Funcionários do Mercantil definiram reivindicações e estratégias para a Campanha Nacional 2026

Saúde, valorização profissional, defesa do emprego e fortalecimento da organização sindical estiveram no centro dos debates realizados em São Paulo

Representantes dos trabalhadores do Banco Mercantil do Brasil de todo o país se reuniram nesta sexta-feira (19), em São Paulo, para o Encontro Nacional dos Funcionários do BMB. A atividade integrou o calendário preparatório da 28ª Conferência Nacional dos Bancários e da Campanha Nacional 2026, consolidando as principais reivindicações específicas dos empregados da instituição e as estratégias de mobilização para o próximo período.

Durante o encontro, os participantes acompanharam uma análise do balanço do primeiro trimestre do banco e debateram as demandas prioritárias dos trabalhadores. Entre os temas aprovados para compor a minuta específica estão o combate às metas abusivas e ao assédio moral, melhorias no plano de saúde, ampliação dos programas de vacinação para dependentes, criação de auxílio farmácia, vale combustível com reembolso de pedágios, fortalecimento da segurança bancária e medidas para garantir os direitos de trabalhadores adoecidos ou vítimas de assaltos.

Também foram aprovadas propostas relacionadas à defesa do emprego, redução da rotatividade, contratação de mais funcionários, implementação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCS), criação de um programa próprio de Participação Complementar nos Resultados (PCR), ampliação do auxílio educacional e combate à discriminação, com foco em diversidade e inclusão.

Outro eixo importante das discussões foi a organização sindical. Os representantes defenderam a retomada das homologações nos sindicatos, a ampliação do acesso dos dirigentes sindicais aos locais de trabalho e o fortalecimento dos canais de comunicação com os funcionários.

O coordenador do encontro, Marco Aurélio Alves ressaltou que as discussões permitiram construir uma pauta conectada com a realidade dos trabalhadores do Mercantil e alinhada aos desafios da categoria bancária. “Este encontro reafirmou a importância da participação dos trabalhadores na construção das reivindicações. Conseguimos consolidar propostas que tratam de saúde, emprego, remuneração, qualificação e condições de trabalho, além de fortalecer a nossa organização para a Campanha Nacional 2026. A unidade e a mobilização serão fundamentais para transformar essas demandas em conquistas concretas para os funcionários do Mercantil”, afirmou.

“Tratamos de questões fundamentais para os trabalhadores do Mercantil, como saúde, valorização profissional, condições de trabalho e o combate às metas abusivas. São pautas que impactam diretamente o dia a dia dos funcionários e que precisam permanecer no centro das negociações para que possamos avançar em conquistas concretas para a categoria”, destacou Jaquelini Bertanha, representante da Feeb SP/MS no encontro.

Fonte: Contraf CUT, com edição Feeb SP/MS

Comments are closed.