Congresso reuniu representantes do funcionalismo do Banco do Brasil de todo o país e definiu eixos de luta para a Campanha Nacional 2026
Dirigentes da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram, nos dias 18 e 19 de junho, do 36º Congresso Nacional dos Funcionários e das Funcionárias do Banco do Brasil (CNFBB).
A Federação foi representada por Maria Aparecida da Silva, a Cida, integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), que compôs a mesa da plenária final do congresso.
O encontro reuniu cerca de 280 delegados e delegadas de todo o país e debateu temas estratégicos para o funcionalismo do BB, com foco na defesa do banco público, da Cassi, da Previ e de melhores condições de trabalho.

Entre os principais pontos discutidos estiveram:
Previ
Os diretores eleitos destacaram a importância da comunicação permanente com associados e associadas, do fortalecimento da cultura previdenciária e da defesa do associativismo como pilares para manter a entidade sólida e sustentável.
Cassi
Os debates abordaram os desafios da Caixa de Assistência, com destaque para a ampliação da rede credenciada, a sustentabilidade do sistema, a atenção primária à saúde e a segurança jurídica dos associados.
Saúde e condições de trabalho: os participantes reforçaram a preocupação com o adoecimento da categoria, a pressão por metas e a necessidade de combater práticas que prejudiquem a saúde mental dos trabalhadores.
“Saímos deste congresso com o entendimento de que a defesa da Cassi e da Previ continua sendo prioridade para os trabalhadores do Banco do Brasil. Também reforçamos a luta pela isonomia dos incorporados, garantindo Cassi e Previ para todos, sem qualquer distinção. Não podemos aceitar que existam colegas com menos direitos. Ao mesmo tempo, seguimos cobrando melhores condições de trabalho, combate às metas abusivas e mais atenção à saúde dos funcionários”, destacou Lucas Lima, representante da Feeb SP/MS.
Campanha Nacional 2026
Na plenária final, foram aprovados os eixos que irão nortear a pauta de reivindicações do funcionalismo do Banco do Brasil, organizados em torno de condições de trabalho, previdência, remuneração e saúde.
Para Maria Aparecida da Silva, a participação da Feeb SP/MS no congresso reforça o compromisso da Federação com a defesa dos funcionários do Banco do Brasil e com a construção coletiva da campanha.

“O CNFBB é um espaço fundamental para organizar as prioridades do funcionalismo do Banco do Brasil. Saímos deste encontro com debates importantes sobre saúde, previdência, remuneração e condições de trabalho, temas que impactam diretamente a vida dos colegas. A Feeb SP/MS seguirá atuando de forma firme na defesa da Cassi, da Previ, do banco público e dos direitos dos trabalhadores”, destacou Cida.
A minuta de reivindicações aprovada no congresso será entregue ao Banco do Brasil no dia 24 de junho. Em seguida, será definido o calendário das mesas de negociação.
Feeb SP/MS
Com informações: Contraf CUT
Fotos: Feeb SP/MS

