Presidente reeleito ressalta os desafios diante da reforma trabalhista.
Reeleito em setembro do ano passado com mais de 97% dos votos válidos, o bancário Geofredo Borges da Rocha foi empossado na manhã desta terça-feira, dia 2 de janeiro, presidente do Sindicato dos Bancários de Marília e Região.
A cerimônia administrativa aconteceu no saguão de entrada da sede da entidade sindical, na rua São Luiz – Marília, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno. A vigência do mandato da nova diretoria compreenderá de janeiro de 2018 a dezembro de 2021. “Quatro novos companheiros estão compondo a nova diretoria, são dirigentes bancários que vieram para agregar e juntamente com os dirigentes que foram reeleitos tenho a certeza que conseguiremos lutar pela nossa categoria. Sabemos que teremos grandes batalhas pela frente, principalmente após as mudanças que ocorreram no ano passado”, salientou o presidente reeleito. Entre as mudanças apontadas pelo sindicalista estão a reforma Trabalhista e a Terceirização, bem como a movimentação da classe política para a mudança na Previdência Social. “A reforma Trabalhista retirou direitos da classe trabalhadora e sabemos que a luta será enorme”, contextualizou. Geofredo mencionou que por conta dos desafios diante do novo cenário será necessária a antecipação da campanha salarial deste ano. “Iremos iniciar a campanha salarial de 2018 agora em janeiro, organizando as reuniões e fazendo todas as articulações para que possamos assegurar conquistas e conseguir o melhor para nossa categoria”.
Realizada em 28 de setembro, a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Marília e Região contou com a organização de sindicalistas de outras bases territoriais. Ao final, a chapa liderada por Geofredo Borges da Rocha – composta por 35 membros e 36 cargos – ‘Unidade e Resistência’ alcançou 97,97% dos votos válidos. Bancário do Itaú/Unibanco, Geofredo foi presidente da entidade sindical no período de 2014 a 2017. Anteriormente, havia ocupado o cargo de diretor de esportes. “Foi muito gratificante ser eleito com quase 98% de votos válidos, para a nossa diretoria este resultado realmente significou uma honra. Em compensação, a responsabilidade aumenta, pois se temos tantas pessoas que confia em nós, temos que trabalhar cada vez mais e mais, justamente para que esta confiança continue sempre. Os bancários podem contar com o seu sindicato e com toda a nossa diretoria”, afirmou o presidente sindical.
Defesa dos direitos bancários.
Bancário por um período de 10 anos, o atual presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno, desejou sucesso para a diretoria recém-empossada. “Desejo sucesso na luta, na defesa dos direitos dos bancários, principalmente neste momento onde estamos com uma reforma trabalhista que está abrindo caminhos para a supressão de direitos e uma reforma previdenciária que está em vias de acontecer. Tenho certeza que o Sindicato dos Bancários de Marília e Região, com disposição e coragem de seus membros, vai continuar nesta trincheira de defesa da categoria. Como bancário que fui, sempre participei do sindicato, trabalhei no extinto banco Noroeste e, portanto, sei da capacidade de cada um daqueles que se colocam na defesa da categoria”, considerou o vereador.
Ex-presidente do sindicato e dirigente sindical mais longevo da atual diretoria, Pedrinho Magalhães reiterou que a batalha será árdua, mas destacou que a entidade sindical unida à categoria tem base suficiente para superar os desafios. “Estou na entidade sindical desde 1981 e o Sindicato dos Bancários de Marília e Região é a terceira entidade sindical bancária fundada no Estado de São Paulo. O sindicato nasceu em 1943, tendo como entidade embrionária uma associação de bancários de Marília surgida em 1934. Marília fundou seu sindicato bancário na frente de muitas outras cidades paulistas, inclusive municípios maiores”, contextualizou Pedrinho.
A Sede administrativa fica na rua São Luiz, nº 1.571, no centro de Marília. A Entidade possui sub-sede em Ourinhos, onde também há Área de Lazer. Em Marília, o centro recreativo com complexo esportivo e piscinas fica na zona Leste.